Novidades

Posso usar lentes e óculos de grau com conjuntivite?

A conjuntivite chega do nada e em poucas horas já tomou conta dos olhos, essa doença atrapalha a vida e nos obrigada a dar uma pausa na rotina. Embora seja comum, ainda ficam muitas dúvidas em relação à conjuntivite, principalmente entre as pessoas que usam lentes e óculos de grau.

usar-lentes-contato-óculos-grau-conjuntivite

O que é conjuntivite?

Ela é uma inflamação na conjuntiva e na esclera, membrana que reveste a parede do globo ocular e das pálpebras. A doença pode acontecer nos dois olhos ou em um só, algumas vezes acontece primeiro em um lado e passa para o outro. Só quem pode diagnosticar a conjuntivite é um médico ou oftalmologista, cada tipo requer um tratamento e medicamentos específicos.

Quais são os sintomas?

  • Olhos vermelhos;
  • Coceira nos olhos;
  • Pálpebras inchadas;
  • Secreção purulenta, quando é bacteriana;
  • Secreção esbranquiçada, quando é viral;
  • Visão borrada;
  • Dificuldade em abrir os olhos;
  • Dor ao olhar para a claridade;
  • Sensação de areia nos olhos.

Quais os tipos de conjuntivite?

Existem seis tipos de conjuntivite: viral, bacteriana, alérgica, fúngica, gonocócica e inclusão. As mais comuns são as três primeiras, sendo duas transmissíveis e uma não.

Conjuntivite viral

É a forma mais comum da doença, geralmente causada pelo vírus adenovírus. Além dos sintomas gerais, pode vir acompanhada de febre e resfriado. Geralmente começa em um olho e passa para o outro em 1 ou 2 dias, é curada sozinha de 7 a 10 dias mas seus sintomas podem ser tratados com colírios.

Sua transmissão não acontece pelo ar e sim por secreções oculares, é quando a pessoa infectada passa a mão nos olhos e depois em objetos que entram em contato com outras pessoas.

Conjuntivite bacteriana

É menos comum que a viral, porém mais que a alérgica. Existem cinco tipos de bactérias que causam essa conjuntivite, elas são: Streptococcus pneumoniae, Staphylococcus aureus, Moraxella catarrhalis, Pseudomonas aeruginosa e Haemophilus influenzae.

Sua transmissão acontece entre o contato das secreções, sendo que uma delas deve estar contaminada. O toque na pele e compartilhamento de utensílios íntimos, como toalhas de banho, rosto e roupas de cama podem transmitir a doença. Essa forma é tratada com colírios e antibióticos.

Conjuntivite alérgica

É uma alergia, ela não é transmissível e ocorre quando os olhos entram em contato com alguma substância que os irrita. As causas mais comuns são: pó, pólen, mofo e pelos de animais.

Como não passa para outras pessoas não é necessário que se deixe de ir ao trabalho ou escola. Seu tratamento é feito com medicamentos recomendados pelo médico.

Pode usar lentes de contato quando está com conjuntivite?

Não, quem usa lentes de contato e está com conjuntivite deve parar imediatamente o uso e aguardar alguns dias depois que a doença for embora para voltar a usar.

As lentes gelatinosas descartáveis e anuais devem ser jogadas fora, depois da conjuntivite use somente pares novos. As lentes rígidas ainda podem ser usadas depois que a doença acabar, mas antes devem passar alguns dias em assepsia.

Pode usar óculos de sol quando está com conjuntivite?

Sim, mas as lentes e a armação devem passar por uma higienização diária. Algumas formas da doença ficam nos óculos, portanto depois do uso eles devem ser limpos com álcool gel. Continue fazendo a higienização durante os primeiros dias após a conjuntivite acabar.