Novidades

Entenda a diferença entre os tipos de lente monofocal, bifocal e multifocal

Quando surge a necessidade de utilizar óculos, a primeira preocupação que vem em mente é a armação perfeita para cada rosto. Ao entrar em uma ótica é muito fácil se perder entre as inúmeras opções disponíveis, não é mesmo? Só que após definir a armação, vem outra questão ainda mais importante: qual a lente certa para cada tipo de problema de visão?

Foto: reprodução Freepik

Foto: reprodução Freepik

Apesar de parecer fácil, essa é uma tarefa que exige muito cuidado. Cada detalhe é importante para o sucesso do tratamento. Por isso, toda a atenção nessa hora é essencial. Pensando nisso, resolvemos te ajudar e explicar um pouco mais sobre as lentes monofocais, bifocais, multifocais/progressivas, que são consideradas as lentes corretivas mais comuns no mercado. Confira!

Lente monofocal

A lente monofocal é considerada um dos tipos de lente de mais fácil adaptação. Como o próprio nome diz, ela conta apenas com um campo de visão. Sendo assim, elas são prescritas para quem tem a necessidade de enxergar melhor de perto ou de longe. Além disso, elas corrigem os problemas relacionados à miopia e também à hipermetropia.

Vale ressaltar que essa lente corretiva pode ser utilizada tanto em armações tradicionais de óculos quanto em lentes de contato. Ela pode ainda ser utilizada na aplicação de implantes intraoculares.

Lente bifocal

A lente bifocal é comumente recomendada para quem sofre da famosa ‘vista cansada’. Aquela dificuldade de ler o cardápio ou enxergar bem as letras do celular, algo comum com o passar dos anos. Isso acontece porque o cristalino encontra dificuldades em se acomodar à medida que envelhecemos e começa a funcionar de forma mais lenta. Principalmente, quando se exige dele acuidade para campos de visão diferentes, entre os quais é preciso rápida alternância.

Nesse momento, entra em cena o tipo de lente corretiva bifocal, que contribui para o conforto da visão tanto de perto quanto de longe. Ela possui dois campos diferenciados que são separados por uma linha divisória em uma espécie de meia lua.

Apesar de ser uma tecnologia um tanto quanto antiga, ela ainda é utilizada por oferecer fácil adaptação. Além disso, ela vem sendo aprimorada com o passar dos anos a fim de aumentar o conforto de quem as utiliza e tornar a estética das armações mais agradáveis.