Novidades

Dicas para conservar bem seus óculos

guess (13)

Não importa se os óculos são de grau ou escuros, para garantir a qualidade e durabilidade de lentes e armações, é fundamental alguns cuidados específicos. Confira dicas de como cuidar dos óculos para mantê-los sempre bonitos e duráveis.

Limpar sempre!

O ideal é fazer a limpeza com água e sabão neutro ou produto específico para limpeza de óculos, pois produtos de limpeza como álcool e detergentes mancham e deformam as lentes. Espere secar naturalmente ou com um pano limpo de microfibra (aquele que vem junto na caixinha). Limpar com qualquer tecido seco não é indicado, já que eles podem arranhar as lentes.

Fuja do calor

Locais quentes e fechados deterioram lentes corretivas e os tratamentos termo-sensíveis, como o antirreflexo, anti-UV, etc. Evite manter os óculos por longos períodos de tempo em locais com exposição ao calor, como carros e saunas, por exemplo.

Cuidado ao manusear e onde colocar

Sempre segure os óculos com as duas mãos ao colocá-los e tirá-los do rosto. Quando você segura por apenas uma haste, um dos lados é forçado, entortando ou afrouxando a armação. Evite apoiar seus óculos com as lentes para baixo, isso pode arranhá-las e comprometer o filtro UV que protege os olhos. Não coloque na cabeça, pois desregula a estrutura das hastes, além de aumentar o risco de queda.

Ajuste sua armação com um especialista

Esqueça aquela mania de forçar a haste para eles endireitarem ou ficarem mais justos. O certo é levar ao oftalmologista ou em algum centro especializado pelo menos duas vezes ao ano. Eles vão ajustar corretamente as hastes sem comprometer as lentes ou a estrutura.

Troque de óculos com regularidade

Mesmo com todos os cuidados citados acima, as lentes se deterioram e desgastam com o passar do tempo. E, sobretudo, seu conforto ao utilizá-los pode diminuir, seja pelo desajuste da armação, seja pela necessidade de rever a graduação das lentes. Por isso a importância de verificar regularmente a graduação necessária junto de um médico ou optometrista, e sempre substituir lentes e óculos muito antigos por novos.