Novidades

5 dicas para se adaptar aos óculos novos

dicas-para-se-adaptar-aos-óculos-novos

Trocar o grau dos óculos é como usar pela primeira vez, os seus olhos não estão acostumados a nova receita e tudo parece meio esquisito e errado nos primeiros dias. Quando é a primeira vez que se troca a receita, muita gente acha que houve algum engano na fabricação ou que o exame saiu errado. O incomodo nos primeiros dias é normal, separamos algumas dicas para você lidar com isso:

1. Use os óculos desde o acordar

A única forma de se acostumar com os óculos novos é usando frequentemente, isso serve tanto para as pessoas que estão usando pela primeira vez quanto para as que estão trocando de óculos. Logo quando acordar já comece a usar os óculos, a familiarização acontece com mais facilidade quando você aceita que será diferente no começo, mas em breve voltará ao normal.

Mas se as dores de cabeça e incomodo forem muitos fortes, deixe que seus olhos descansem um pouco. Geralmente em uma ou duas semanas os olhos já estão totalmente acostumados as lentes, se passar disso procure o seu oftalmologista.

2. Mova o corpo e não somente os olhos

Às vezes acontece de você mover somente os olhos e acabar deixando sua visão fora da área coberta pelas lentes, isso acarreta em dores de cabeça e tontura. Ao olhar para os lados e para cima tente mexer a cabeça junto com os olhos, assim você evita que o foco da visão precise sempre se ajustar ao ambiente.

3. Mantenha as lentes limpas

As sujeiras nas lentes dos óculos deixam os olhos cansados e irritados, esse pode ser um dos grandes motivos para a visão estar incomodada. Limpe as lentes com sabão neutro e um pano de microfibra, os óculos devem permanecer limpos durante todo o dia.

4. Cuidado nos primeiros dias

Evite dirigir e andar sozinho por aí nos primeiros dias, o movimento do carro pode dar tontura e desequilíbrio. Os olhos se esforçam mais em focar nos objetos quando ainda não estão acostumados as novas lentes, isso pode causar uma tensão ocular.

5. Não use os óculos antigos

Algumas pessoas tem o hábito de usar os óculos antigos quando não se sentem confortáveis com os novos, não faça isso. Se a sua receita mudou é porque os seus olhos estão com novas necessidades, insistir na receita antiga só vai piorar a sua saúde ocular e dificultar ainda mais a adaptação.