Novidades

3 dicas para cuidar da saúde dos olhos das crianças

saúde-olhos-criança

A infância é a fase onde se conhece tudo e se aprende a lidar com o espaço ao seu redor, é quando somos crianças que aos nossos olhos tudo é novidade e começamos a ter percepção das coisas. A visão é responsável por 80% das informações que chegam ao cérebro, as crianças podem não perceber que há algo de errado na visão, pois já se acostumam a ver o mundo assim.

Você sabia que as doenças oftalmológicas mais comuns surgem na infância? É comum os pais levarem seus filhos regularmente ao médico, mas não ao oftalmologista. A saúde dos olhos dos pequenos é muito importante e os pais devem ficar atentos às doenças e problemas oftalmológicos, principalmente porque os pequenos podem ter dificuldades em relatar os problemas de vista.

1. Faça visitas regulares ao oftalmologista

Essa não é uma regra só para a vida dos adultos, as crianças também devem se consultar regularmente com um médico oftalmologista, pelo menos uma vez por ano. Você pode achar que é desnecessária a consulta regular quando na primeira vez não apareceu nenhum problema, mas ao longo dos anos podem surgir doenças que quanto antes tratadas melhor.

Logo quando o bebê nasce é preciso ser feito o teste do olhinho, esse exame é simples e vê se há alguma alteração no olho, na retina, no cristalino, na córnea; uma visão geral do olho do recém-nascido.

2. Preste atenção nas dificuldades das crianças

Olho vermelho com frequência, dor de cabeça, sensibilidade à luz, secreções e lacrimejamento constante podem ser sinais de problemas oftalmológicos. As crianças na idade escolar, entre 5 e 7 anos, podem apresentar desinteresse nas aulas, dificuldades de ver o quadro negro e dificuldades na leitura.

Com os mais novos é difícil encontrar a explicação para o desconforto, mas com os mais velhos que já vão à escolinha e já estão em fase de leitura é possível conversar e entender melhor o que incomoda.

3. Fique atento a distância da televisão e monitores

Não é comprovado que ficar muito perto da TV ou do computador cause miopia, mas essa exposição faz com que tenhamos uma incidência forte de luz sobre os olhos e pode resultar em irritação na vista, olhos ressecados e maior probabilidade de surgimento de problemas.

Na dúvida é melhor cuidar com a distância que as crianças ficam da TV e monitores, não deixe seu filho ficar coladinho na TV, o ponha sentado no chão ou sofá, e quanto aos monitores ensine ele a ficar em uma boa distância para não prejudicar a vista.